Mapeamento e Abordagem por Processo
- Objetivo: Propiciar aos participantes, o entendimento sobre o conceito de abordagem por processos, sua inter-relação e importância para a gestão do negócio, com base na visão automotiva de abordagem por processos.
- Público Alvo: Profissionais das áreas de Qualidade, Produção, Engenharia, Vendas, Logística, Suprimentos e demais interessados no tema.
- Programa:
- A importância da estratégia;
- O que é método?
- Entendendo o que é satisfação para o cliente;
- Os 7 princípios da qualidade;
- Definição de processo.
Módulo I - Conceitos iniciais
- Os processos que agregam valor a organização;
- Planejamento Estratégico: Visão, Missão e Estratégia da Organização;
- Classificação dos processos. Visão Matricial x Visão Horizontal;
- Mapeamento do fluxo de valor;
- O modelo de abordagem por processo “tartaruga”
- Os gestores dos processos: Suas responsabilidades e autoridades;
- Os diferentes tipos de indicadores (eficácia x eficiência);
- Exemplos de indicadores (eficácia x eficiência);
- O conceito “cockpit” para gerenciamento dos processos.
Módulo II - Identificação e Mapeamento de Processos
- Workshops: “Requisitos da ISO 9001:15”.
- Estudo de Caso – Didático.
Parte Prática
- Carga Horária: 08h
FQT – SGQ 04 – Mapeamento e Abordagem por Processo – Visão Automotiva